Considera que ler histórias às crianças influência os seus hábitos de leitura na idade adulta?

segunda-feira, 6 de julho de 2009

Livros e autores sem os quais não passo...

Cada vez mais, educadores, pais e avós percebem a importância de ler às suas crianças e de lhes proporcionar momentos mágicos que as ajudem a ultrapassar medos, angústias ou simplesmente a viajar pelo mundo fantástico dos contos de fadas onde princípes protegem princesas e os dragões e as bruxas más acabam inevitavelmente mal...Mas nem todos os livros que encontramos à venda são necessariamente bons e neste caso, o preço alto muitas vezes também não é sinónimo de qualidade. Então como saber se os livros que compramos estão à altura dos sonhos das crianças? Existem de facto alguns factores que são determinantes na qualidade destas ferramentas e que podem passar pela adaptação do texto escrito à faixa etária a que se destina, pelo tamanho das imagens ou até pela textura do próprio livro. Talvez aprofunde este tema caso suscite algum interesse mas para já gostava de deixar algumas das minhas preferências e alguns dos livros e autores sem os quais não passo. Vou actualizando a lista...
  1. Poemas da Mentira e da Verdade; Autores: Ana Cristina Inácio, Luísa Ducla Soares
  2. Tudo ao Contrário!; Autor: SOARES, LUISA DUCLA
  3. A Carochinha e o João Ratão; Autor: SOARES, LUISA DUCLA
  4. Que sabe a Lua; Autor: GREJNIEC, MICHAEL
  5. O Nabo Gigante; Autor: TOLSTOI, ALEXIS E NIAMH SHARKE
  6. O coelhinho branco; Autor: Ballesteros, Xosé e Óscar Villán
  7. Pedro Tem Medo de Fantasmas (É uma colecção cujos livros se vendem separadamente); Autor: Sandrine Deredel Rogeon
  8. COLECÇÃO: O Rato Renato AUTOR(ES): Casalis, Anna; Campanella, Marco, il.; Costa, Sara, 1987
  9. Para trabalhar emoções: Quando me Sinto Triste; Quando me Sinto... Feliz; Quando me Sinto Zangado; Quando me Sinto Triste; Quando me sinto Assustado; Autor: V A.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pesquisar neste blogue

Seguidores